Saúde

Faringite

images

Desde o primeiro ano do Joshua temos sofrido com o ar seco, mas somente este ano descobrimos oque realmente vem causando as crises de tosse e vômito do nosso pequeno, Faringite.

Em um desses dias super secos do inverno de São Paulo fomos parar mais uma vez no Pronto socorro, depois de várias tentativas de amenizar as tosses e crises da madrugada (que são os picos mais altos dessas crises)
Descobrimos que o Joshua tem Faringite. 
 
Oque é a Faringite?
faringite é uma infecção da faringe e das amídalas que provoca dor de garganta, tosse e vômito por consequência das constantes tosses e do muco instalado na faringe.
 
A maioria dos casos de faringite se apresentam durante os meses mais frios e seco do ano, chamadas de estações das doenças respiratórias, a inflamação da laringe costuma acompanhar as amidalites e outras infecções das vias respiratórias, para a preocupação dos pais. Somente o médico consegue definir com precisão se a dor de garganta é proveniente da faringe ou da amídala, pois os sintomas e até mesmo as causas são muito semelhantes.
 
Crianças e adolescentes são mais suscetíveis a desenvolver um quadro de faringite. A faringite estreptocócica, por exemplo, é responsável por 20% a 30% das faringites em crianças e por 5% a 15% dos casos em adultos.
 
Alergias

Ser alérgico a pó, mofo e pelos de animais de estimação pode contribuir também para desenvolver faringite.

Há duas espécies de Faringite: Viral e  Bacteriana

Bacteriana

É a mais comum em crianças maiores de três anos. Dentre os principais sintomas estão: febre alta (às vezes mais de 39°C), dor de garganta, falta de apetite, moleza no corpo e alteração da voz (aquela famosa rouquidão). A Faringite

Viral

 

Abrange a maioria dos casos, a criança não fica tão indisposta, mesmo com febre, as amígdalas incham, e a dor na garganta pode ser mais branda.  Podendo ser associadas a gripes e resfriados os outros sintomas da dor de garganta viral podem ser tosse, coriza e olhos lacrimejantes.

Sintomas

Os sintomas da faringite são de fácil identificação, mas são igualmente fáceis de serem confundidos com sintomas de outras inflamações que acometem a garganta.

Mas apenas uma visita ao médico pode determinar ao certo o que causou a dor de garganta. Nos exames clínicos, se for detectado que a amígdala está bem mais vermelha do que o normal e houver pontinhos brancos espalhados pela garganta, é porque as causadoras são as bactérias. O médico também pode pedir um teste para detectar a presença de estreptococos do tipo A, os mais recorrentes na dor de garganta bacteriana.

Para ajudar a amenizar o desconforto das crianças nesta época siga essas dicas simples e que ajudarão e muito seu pequeno a passar por essa secura intensa que estamos enfrentando.
Garoto-Nebulização
Hidrate de dentro pra fora, ofereça ao longo do dia água, sucos, chás além de colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações somente com soro para ajudar a aliviar o desconforto respiratório.
Se os olhos estiverem irritados vale pingar uma gotinha de soro nos olhos para fazer a limpeza e umidificadar o local.
Também vale lembrar de que a pele estiver mais seca do que o normal, consulte o seu Pediatra sobre uma loção que ajude a protegê-la.
Elimine o acúmulo de poeira com a ajuda de um pano úmido e tente não utilizar tapetes, cortinas e cobertas pesada e que acumulam pó e irritam o nariz da criança.
Coloque baldes de água e toalhas úmidas pela casa (longe do alcance da criança claro) para melhorar a umidade do ar.
Outra dica é evitar atividades ao ar livre entre 10 e 16h, quando o tempo está mais quente e o ar, mais seco.
Se a tosse da criança vier acompanhada de febre e falta de ar, é preciso consultar o especialista imediatamente, porque o ressecamento das vias aéreas pode provocar crises de alergia, como asma, por exemplo.
O mesmo procedimento deve ser feito caso os olhos da criança permaneçam irritados por mais de três dias, mesmo depois da higienização com o soro
 
Fontes de consulta:

Pediatria online e programa Bem Estar.

Anúncios

Gostou do Post? deixe um recadinho pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s